Palavra do Presidente

Bola Murcha & Bola Cheia

Entre os Palpiteiros que se deram mal em seus palpites na última semana encontramos Melinho com 488 pontos somados, Dane29 com 463, RRR com 461, Moraes com 429 e Deivid12 com 425. Mas ninguém foi mais infeliz que Jairo31, que com seus 358 pontos computados acaba ficando com o indesejado título simbólico de Bola Murcha da Semana! Já entre os Palpiteiros que estão “rindo à toa” com a alta pontuação alcançada temos Jutricolor com 801 pontos conquistados, Fogocolorado com 802, Jair301 com 805, Vanir09 com 832, MLehmen com 844 e Mandrake com 858 pontos. Mas ninguém alcançou mais pontos que Ivan_SCS, que com seus 876 pontos leva o cobiçado título simbólico de Bola Cheia da Semana!

Classificação

No momento em que chegamos ao 30º dia de competição do presente trimestre, Avenida10 é o 6º colocado com 2043 pontos, Dudu77 o 5º com 2043, Jair301 o 4º com 2046, Dionatas o 3º com 2062, Ivan_SCS o 2º no grupo e o 59º no site com 2191 e Mandrake o 1º no grupo e 31º no site com 2246 pontos conquistados. Mas estes Palpiteiros não podem baixar de rendimento, pois visualizando a tabela de classificação podemos verificar que temos 8 Palpiteiros a menos de 100 pontos do 6º colocado, o que deve deixar a todos com as “barbas de molho”, pois ainda teremos muito jogo pela frente até o apito final!

Desastre Ambiental

O jornal “O Corneteiro”, que sempre tem demonstrado em suas edições uma preocupação muito grande com as coisas que dizem respeito ao meio ambiente, não poderia deixar de registrar esta que pode ser a maior catástrofe ambiental da qual se tem notícia. Tudo começou no dia 20/04/2010, com a explosão e o afundamento da plataforma petrolífera Deepwater Horizon sobre o poço Macondo, no Golfo do México, Estado de Lousiana-EUA. Como conseqüência quase 5 milhões de barris de óleo vazaram até meados de julho, sem que a BP – British Petroleum – multinacional sediada no Reino Unido, encontrasse uma solução para conter o vazamento, o que somente em 15/07 viria a ocorrer com sucesso.. Além das 11 pessoas que vieram a falecer no acidente, o fato resultou em prejuízos incalculáveis nos ecossistemas (fauna e flora) e na economia local de 5 Estados do sul dos EUA (Alabama, Flórida, Lousiana, Mississipi e Texas), provocando 145.000 pedidos de indenização, sendo que 319 milhões de dólares já foram pagos, cabendo ainda à BP uma contribuição de 3 bilhões de dólares a um fundo que busca compensar as vítimas do vazamento de petróleo no Golfo do México. O ocorrido acabou abalando, inclusive, a Presidência de Barack Obama.

Já no dia 03/08, iniciou-se a operação static kill (eliminação estática), com a injeção de argila pesada no poço do Golfo do México para bloquear a saída de óleo e controlar a pressão do poço, sendo que em seguida está sendo aplicada uma camada de cimento sobre a argila, para atuar como selador.

Segundo a Assessora da Casa Branca, Carol Browner, “a mãe natureza ajudou a limpar a maior parte do vazamento”, sendo que 74% do óleo vazado foi recolhido, queimado, evaporou ou se decompôs nas águas do Golfo.

Ora amigos, até para um leigo no assunto como eu, estas declarações soam como pouco confiáveis. É provável que o Golfo se recupere novamente, mas não sabemos quanto tempo irá demorar para isto acontecer e quais serão as reais conseqüências de um vazamento a 1.500 metros de profundidade. O impacto dessas nuvens de petróleo no fundo do mar atingiram diversos ecossistemas, e fica difícil de fazer qualquer previsão, pois acidentes com estas características nunca foram vistos ou estudados antes.

E para encerrar fica aqui uma pergunta: já imaginaram qual a repercussão se esta tragédia tivesse acontecido em uma plataforma petrolífera em águas brasileiras?

Esperemos que a natureza se recupere de mais este violento mau trato e que este acidente sirva de lição ao homem no sentido de buscar trabalhar com maior segurança com tudo o que diz respeito ao nosso já tão maltratado meio ambiente.

Um abraço a todos e bons palpites!

Luís Goelzer (Dede2005) – Presidente

Éééé amigo! Em uma rodada, tudo pode mudar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s